quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Passeio no Tigre

Todos os dias de manhã quando saímos da universidade passamos por aquela marginal que está sempre cheia de pescadores. Mais ou menos a meio dessa estrada há uma casa muito catita que dá acesso a um pontão enorme e que nos temos perguntado o que é. Hoje descobrimos!!! É o Clube dos Pescadores. Inevitávelmente tive de me lembrar do meu Pai.... isto aqui é que é qualidade de vida para que não falte nada aos pescadores!!! Digam lá que não é catita!

Depois de dois dias com algum trabalho por Buenos Aires, a colocar as comunicações em dia e a comprar baterias hoje foi dia de passeio.

Assim, decidimos sair cedo para ir visitar o Delta do Tigre que fica a mais ou menos 30 km de Buenos Aires. Saimos de comboio que demora aproximadamente 1h entre Buenos Aires e a cidade de Tigre e daí apanhamos uma lancha (tipo autocarro da água) e fomos até 3 Bocas, num percurso que demorou aproximadamente 30 minutos.

A viagem de barco é espectacular, parece que estamos na Veneza da América do Sul, mas onde os canais do delta são mais largos. Mas onde a filosofia de vida é a mesma. O meio de transporte é o barco, a mota de água e o cayake. As casas unifamiliares aparecem em pequenas propriedades e o acesso a elas é feito por uma pequena zona de embarque. Assim, aproveitamos para fazer um pequeno percurso a pé em 3 Bocas e almoçar junto ao canal principal.

Depois do passeio e do almoço foi altura de regressar a Buenos Aires uma vez que tinhamos um espectáculo de Tango e Milongas para ir ver. Foi realmente espectacular. Depois de jantarmos rapidamente num restaurante Frances muito bom, ali por perto, lá fomos nós para o bar de Milongas.

Chegamos quando estavam a acabar as aulas de Tango, a maior parte eram principiantes, mas haviam já uns casais de Tango avançado. Depois das aulas começou a Milonga. A Milonga é um espaço de dança de Tango e por isso uma série de casais invadiu a pista e começou a dançar. Espectacular! Depois seguiu-se um concerto ao vivo de um grupo que tinhamos visto a tocar na Feira de San Telmo no Domingo passado e que tinhamos achado espectacular!

Hoje à tarde soubemos ainda que o pessoal da geofisica não vai conseguir enviar o cabo em falta devido a restrições e complicações alfandegárias. Assim, vamos nós ter que comprar aqui um cabo parecido em BA e depois adaptá-lo já na base para o tipo de cabo que necessitamos. Enfim, continuam os percalços logisticos tipicos de qualquer campanha desta dimensão. Digo desta dimensão porque este ano temos a maior campanha Antárctica Portuguesa de sempre. Da minha equipa estamos 5. Eu e o Mário em Deception; o Alexandre e o António em Livingston e o Gonçalo que estará primeiro em Livingston e depois em Deception. Com tanta gente, tanto material e tantas taerefas é quase impossivel não haver imprevistos.