segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Continuação dos trabalhos

Antes de mais e já com 4 dias de atraso um grande beijinho de PARABÉNS ao meu grande amigo Márcio.

Hoje pela manhã ficámos pela base argentina a desempacotar todo o material da geofísica antigo, que este ano, e à semelhança do ano passado, voltaremos a usar em Deception. Os principais objectivos do uso deste equipamento são caracterizar o permafrost e ver a sua interacção com as anomalias geotérmicas. Assim, locais de estudo privilegiado serão o Cerro Caliente, o Cerro de la Cruz, o Refugio Chileno, as fumarolas e o Irizar. Depois de desempacotar o material foi altura de ler os manuais, do equipamento novo e do programa com que o configuro, para ver se consigo detectar alguma informação que nos ajude a solucionar o problema que temos neste momento.

À tarde fomos ter com o Gonçalo à base espanhola, e que hoje estava de Maria, e dai fomos os três para Crater Lake efectuar nova medição dos pontos da solifluxão, uma vez que é necessário fazer uma correcção às medições tomadas anteriormente. Pelo caminho, ao longo do vale do rio Mecón, fomos deixando algumas estacas que nos indicarão os locais em que, quando o Gonçalo se for embora, eu, o Mário, o Horácio e o Ernesto temos de montar as estações de medição da temperatura do ar e do solo à superfície.


Como ontem os militares da nossa base estiveram de serviço devido às comemorações do 61º aniversário da base, hoje para eles é como se fosse Domingo. E como passam quase toda a semana mais ou menos dentro da área da base, hoje aproveitaram para dar um passeio. E nós que estávamos no topo da vertente e os vimos acabamos por lhes tirar umas fotos!


Entretanto, em Crater Lake, enquanto o Mário e o Gonçalo fazem as medições dos pontos de solifluxão com a estação total, eu tento por a monitorização da geofísica a funcionar. Como, mais uma vez, não obtenho sucesso, vou ajudar o Miguel Angél com a caracterização geológica do material que sai da perfuração bem como com a sua amostragem.

Entretanto, hoje lá consegui ver o e-mail e saber novidades sobre o estado de saúde da minha mãe. Falei com ela Sábado e Domingo, mas só hoje consegui ver os e-mail’s do meu pai que me vão dando um ponto da situação do que se passa, uma vez que fazer chamadas mais longas do que 2 a 3 minutos é quase impossível com o nosso telefone de satélite. Pelo que li e percebi hoje, e apesar de não se ter ainda certeza do resultado da análise, começará a fazer o tratamento da tuberculose. O que mais me preocupa neste momento é que, como é alérgica a muitos medicamentos, ver como vai reagir e passar esta noite.

Bom agora que já se faz tarde, tenho de ir descansar pois a semana está a começar e para termos tudo terminado até o Gonçalo se ir embora no dia 30 ou 31 vamos ter muito trabalho pela frente.

Sem comentários:

Enviar um comentário