quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Começa o trabalho duro!

O dia como sempre começou com o pequeno-almoço às 8h00 na base argentina. Cada dia parece que necessito de dormir mais. Hoje sai da cama às 7h54, depois de o despertador tocar uma série de vezes e de ter levado uns murros.

Depois do pequeno-almoço foi altura de nos arranjarmos e sairmos para a base espanhola. Os trabalhos em equipa começam hoje e há muito material da perfuração russa para levar para o topo de Crater Lake. Para isso teremos o apoio logístico dos militares da base espanhola em especial do Hector (técnico de comunicações) e do Eduardo (médico).

Assim, começamos por transportar nas motos, com um atrelado, todo o material desde a base, através do vale do rio Mecón, até ao início da vertente que sobe para Crater Lake. Daí cada uma das motos, individualmente, começa a transportar o material, aproveitando para subir também cada um dos 10 membros da equipa. Depois de todo o material no topo de Crater Lake, iniciam‑se os trabalhos de escolha do local da perfuração e da sua ancoragem e montagem. Depois de ancorada a perfuração, enquanto uns continuarão em Crater Lake a trabalhar, eu, o Gonçalo, o Mário e o Horácio descemos para ir almoçar à base argentina.



Durante a manhã o Horácio já havia transportado, para a base argentina, as minhas caixas e do Mário que, finalmente, ontem, sempre foram descarregadas do Las Palmas. Agora à hora de almoço, aproveitamos o transporte, para levar cerca de 120 estacas para a base argentina, uma vez que vamos precisar de algumas no Irizar que é mais perto desta base.

Depois de almoço subimos os 4 ao Irizar, com cerca de 30 estacas, mais a perfuradora da Hilti para começarmos a instalar os locais de solifluxão. Instalamos 3 linhas, com 10 estacas cada, ao longo da vertente com diferentes inclinações. Para além destas estacas colocamos 2 estacas de metal fixas no permafrost, de modo que estes sejam os pontos fixos da estação total.


Depois de uma manhã e uma tarde produtiva de trabalho, com um tempo bom para o trabalho de campo, lá voltámos para a base. Está na altura de descansar! Que hoje sim acho que tomo um banho, janto e vou directa para a cama!

Sem comentários:

Enviar um comentário