segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Cerro Caliente em actividade

Hoje o dia começou com a monitorização da camada activa nos 6 pontos de estudo. Após a efectuação de todas as medidas dirigimo-nos até à base espanhola onde consultamos o e-mail, mas como eram quase horas de almoço na base argentina tivemos de regressar rapidamente.

Depois de almoço terminamos de tratar os dados da monitorização e de preparar os e-mail que queríamos enviar mais tarde quando fossemos à base espanhola, mas de repente o Horácio verificou que no cimo da vertente de Cerro Caliente se via fumo a sair de uma fumarola que nem sempre está tão activa. Assim sendo, adiamos a ida à base espanhola mais para o final da tarde e, como fazia um verdadeiro dia de Verão, decidimos subir ao Cerro Caliente para ver a fumarola de perto e tirar fotos.


Pôs-se uma tarde espectacular, de um verdadeiro Verão Antárctico, em que mais uma vez andei sem luvas e sem gorro por já não aguentar com calor. Quando se sobe ao Cerro Caliente é impossível não tirar a foto da praxe: aquela em que aparecem as duas bases que se encontram em actividade na ilha – Base Decepción (Argentina) e Base Gabriel de Castilla (Decepción).


Depois de meia hora de caminho lá chegamos à fumarola. Quando estávamos quase a chegar começou-se a ouvir um helicóptero e vimos que estava um a dar voltas na baía e que vinha com um barco. Enquanto estávamos lá em cima não sabíamos se seria o Viel (barco chileno de patrulha) ou se era o Endurance (barco britânico). Depois de umas horas a ver as fumarolas na vertente e no topo de Cerro Caliente descemos à base e acabamos por verificar que o barco não era nenhum do que estávamos a pensar mas sim o brasileiro Ary Rongel. Todavia não sabemos o que faz por aqui, se está em patrulha ou em inspecção às bases.

Depois desta caminhada até Cerro Caliente pusemo-nos a caminho da base espanhola, para ir ver os e-mail e finalmente começam a chegar respostas da família aos mail’s que enviei à 2 dias. Parece que estamos novamente em contacto com o mundo!

Sem comentários:

Enviar um comentário