domingo, 18 de janeiro de 2009

Domingo de descanso e passeio

Depois da noite de ontem que para mim terminou por volta das 3h00 da manhã, mas que para alguns seguiu até às 6h00, hoje foi dia de descanso. Eu dormi até ao meio-dia e quando me levantei ainda tudo andava muito devagar na base. Uns tinham acordado há pouco tempo e outros continuavam a dormir e só acordaram depois das 16h00. Depois de uma semana de trabalho e do convívio de ontem todos merecemos descansar, afinal à que aproveitar também os Domingos na Antárctida.

E como em todos os Domingos em que o tempo está feio, com chuva, frio e vento vamos ficando pela base até à hora de almoço onde passamos a maior parte do tempo no laboratório a por assuntos em dia.

Depois de almoço e porque já estamos a ficar fartos desta morrinha eu, o Horácio, o Martin e o José decidimos ir fazer um passeio até à pinguineira. Depois de 1h30 de caminho, de algumas paragens para fotos, lá chegamos ao pé dos nossos amigos pinguins. Como sempre é incrível o barulho que fazem e como cheiram mal!

Mas o distinto deste passeio dos anteriores é que tivemos a oportunidade, rara, de observar skuas a comer uma cria de pinguim. Apesar de parecer um pouco feio esta é a natureza real. Por cima da pinguineira estão sempre a sobrevoar uma série de skuas que ao mínimo descuido dos pinguins adultos atacam as suas crias. Normalmente nascem 2 pinguins por casal e nos primeiros tempos de vida são o pai e a mãe que tomam conta deles e que, à vez, os alimentam. Depois de cerca de um mês as crias passam a estar no que se chamaria “um jardim-de-infância”, isto é, os adultos juntam 5 ou 6 crias e cercam-nas de maneira a protege-las. O problema é que se por algum acaso uma cria sai destes espaços de protecção e se põe desprotegida, as skuas que estão a rondar em cima da pinguineira atacam-nas de imediato. Foi o que provavelmente aconteceu hoje. As chamadas lei da vida; lei do mais forte e do mais fraco; ou lei do mais bem adaptado ao meio, estiveram em acção! Ou talvez não… uma pura questão de sorte?

Depois deste passeio à pinguineira quando chegámos à base tínhamos visitas. Desta vez, não eram os nossos vizinhos espanhóis mas sim os 6 tripulantes de um veleiro de turismo, de bandeira britânica, mas tripulação francesa, que estava aqui perto e que pediu permissão para visitar a base. Não só visitaram, como tomaram café, comeram e um chegou mesmo a tomar banho! Depois de algumas horas de convívio eles regressaram ao seu barco e nós fomos fazer um assado que ficou pronto às 22h30, quando finalmente começamos a jantar! Estabamos hambrentos!