sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Reconhecimento de campo

Como temos uma série de contactos atrasados pela questão de termos estado sem email, decidimos que hoje a manhã seria de trabalho de escritório. Para além de ter de enviar os blogs em atraso ao meu amigo Bruno para que ele vos possa por a par do que se passa aqui pelas terras austrais, tinha ainda de enviar os meus contactos à minha colega Ana Salomé para ver se ela nos consegue por em contacto com o Gonçalo na BAE Juan Carlos I. Assim, cada um ficou a preparar os seus mail’s para que quando chegássemos à base espanhola fosse mais rápido enviá-los.

Depois de almoço fomos à base espanhola, enviámos os correios e colocámo-nos a caminho do Rio Mecón onde hoje procedemos a um reconhecimento de campo bem como, ao levantamento de alguns perfis. Logo no início do rio foi possível ver 2 Scuas com a sua cria o que normalmente é raro não só pela localização tão baixa e desprotegida do ninho, como também pelo facto de deixarem a cria tão à vista.


Para além de percorrermos todo o Mecón onde fizemos o levantamento de campo de 2 perfis, subimos ao Crater Lake. No Crater Lake é onde temos o nosso maior espaço de monitorização. Nele temos colocado um sítio CALM-S, que não é mais do que um local onde se medem as espessuras da camada activa, a temperatura do solo e da neve a diferentes profundidades e onde o ano passado colocámos ainda uma câmara fotográfica alimentada a painéis solares que todavia continua de pé.


Como o final de tarde estava espectacular e como cá escurece pouco e a esta altura do ano praticamente não há noite, decidimos descer do sítio CALM-S até à base do Crater Lake, de ai fomos até um outro lago ali próximo e daí descemos para a praia. Depois foi fazer toda a praia até chegar à base argentina, percurso esse que demorou para ai uma hora. Acabámos por chegar à base eram quase 21h30, depois de andarmos cerca de 4 horas a percorrer e conhecer alguns locais da ilha que eu todavia o ano passado não tinha tido a oportunidade de conhecer.


No regresso pela base à praia tivemos a oportunidade de ver uma Foca de Weddel a dizer-nos adeus, antes de se enfiar novamente dentro de água.


Quando chegámos à base eu estava estoirada e como estavam alguns espanhóis que nos tinham vindo visitar, acabamos por petiscar algo antes do jantar que saiu logo de seguida com umas pizzas excelentes. E apesar da apresentação que o Brujo parece que fez ontem e que foi um verdadeiro espectáculo, eu já não aguentei para ver, pois como estava a adormecer no sofá fui tomar um banho e enfiar-me na cama que amanhã temos mais um dia de trabalho.

Sem comentários:

Enviar um comentário