domingo, 25 de janeiro de 2009

61º Aniversário da Base Antárctica Argentina Decepción

Hoje para além de ser Domingo, festejam-se os 61 anos da Base Antárctica Argentina Decepción. E por isso houve festa!

Contudo, apesar de ser Domingo e porque o dia está bom para o trabalho de campo o Gonçalo vem ter connosco à base argentina e subimos para trabalhar no Irizar. Enquanto o Gonçalo prepara a estação total para fazermos a medição dos pontos de solifluxão, eu e o Mário começamos a montar o sítio CALM-S. À semelhança do que temos no Crater Lake, desde há 2 anos, este sítio CALM será constituído por um quadrado de 100 por 100 metros, com estacas espaçadas de 10 em 10 metros. Posteriormente, serão colocadas outras experiencias dentro do sítio CALM como, por exemplo, sensores de medição da temperatura do ar e do solo a pequena profundidade.

Connosco até ao sítio CALM sobem o Ernesto e o Nikita que aproveitam para dar um passeio até à pinguineira, uma vez que, como hoje não haverá perfuração, estão de fim-de-semana. Entretanto quando estamos quase a acabar de definir o local das estacas do sítio CALM aparece o Horácio que ainda nos dá uma mão. Quando a estação total está pronta para iniciar a medição eu vou ajudar o Gonçalo e o Mário continua a colocar as estacas do sítio CALM, até que quando começo a deixar de sentir os dedos das mãos, trocamos. O Mário vem ajudar o Gonçalo e eu vou aquecer as mãos enquanto termino de espetar as estacas.

Entretanto quando finalizamos os trabalhos que há a realizar, hoje, no sítio CALM do Irizar, são horas de descer para a base uma vez que as comemorações começam às 17h00 em ponto. Acabamos por chegar à base quase em cima da hora da chegada dos nossos convidados, mas mesmo assim ainda temos tempo para comer uns pedaços de pizza que sobraram do almoço.

No exterior começam a chegar os nossos ilustres convidados, e vizinhos, da base espanhola que, no que respeita à dotação militar, e à semelhança da nossa, vêm também trajados a rigor. Aos cumprimentos do costume segue-se a saudação e discurso do nosso chefe de base e a fase da fotografia de família, primeiro exclusivamente da dotação militar argentina e depois de todos os habitantes durante a campanha 2008-2009 da Base Argentina Decepción. Assim, na fotografia seguinte, da esquerda para a direita e de baixo para cima temos:José, Javier, Brujo, Martin, Victor, César, Daniel, Sérgio, Miguel Angél, Rámon, Ariel, Horácio, Vanessa, Mário, Ernesto e Jorge.



Depois de toda esta parte formal, foi altura de cumprir com mais uma tradição naval e passar ao chocolate quente, biscoitos e bolos que o Javier tinha preparado e que como sempre estavam “Un exito!”.

Depois deste pequeno lanche foi altura de telefonar para Lisboa para falar com a minha Mamí e saber como é que tem passado e se está a melhorar. Por enquanto parece que não há muitas novidades uma vez que é fim-de-semana e só se saberá mais alguma coisa na segunda-feira.

Entretanto quase todos os nossos vizinhos espanhóis regressaram a casa, acabando por ficar alguns dos que vão jantar por cá, a jogar pingue-pongue e a deitar conversa fora. Apesar de nesta base ser a única rapariga este ano não noto esse isolamento uma vez que na base espanhola estão mais 5. Dessas destaco a Júlia (que é argentina!) e a Ana (cozinheira da base espanhola) com quem me tenho dado mais.

O jantar como sempre foi mais “Un êxito, rotundo!” do nosso Javier e desta vez com uma homenagem à comitiva portuguesa, preparada em simultâneo com o Horácio. Vejam lá se na foto conseguem ver as cores do prato que o Javier tem na mão? Será metade vermelho, metade verde e meio limão amarelo?



Depois de jantar e como não podia deixar de ser o Brujo brindou-nos com mais uma actuação mas desta vez vestido a rigor. De tantas que temos tido, existem pelo menos 3 músicas que já consigo cantarolar: a das ramblas, a do cabezudo e claro a do Burrito!

1 comentário:

  1. olá amor, qd a mae foi internada, eu e o tio estavamos em madrid. apanhei um susto e o meu pensamento voou para ti.
    bem, acho q foi mais por precaução e para q a mae iniciasse o tratamento da tuberc. sob vigilancia médica, devido às alergias dela.
    enfim, neste momento está de novo em casa e tudo há-de correr bem.
    pus hoje em dia a leitura do teu diario de campo. Admiro-te por varias razões,tu sabes...pela a tua coragem e esp´rito de aventura, pela tua dedicação e empenho em tudo o q te metes, enfim por tantas outras razões e especialmentes pelo grande carinho q demonstrs por esta tia. continuaçaõ bom trabalho. um beijão e um abração da tia cila

    ResponderEliminar