quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Instalação do equipamento de monitorização da geofísica

Hoje pela manhã eu, o Mário e o Horácio ficamos pelo laboratório da base. Eu fiquei a testar o equipamento de geofísica que instalaremos no sítio CALM-S do Crater Lake, e que tem como função ficar a monitorizar durante um ano o comportamento da camada activa. O Mário ficou a testar como se concretiza a montagem de todo o sistema de painéis solares que alimentarão a bateria que permite que a monitorização da geofísica se efectue. Enquanto isso o Horácio juntamente com o Martin (militar da base argentina) tratavam de preparar e soldar as estacas que utilizaremos como esticadores do sistema de ancoragem do painel solar.

Por volta do meio-dia o Horácio e o Mário foram a Cerro de la Cruz efectuar as medições da camada activa nos 6 locais que estamos a monitorizar desde o início da campanha. Enquanto isso eu juntamente com o Jorge (militar da base argentina) fomos de carro até à base espanhola levar o equipamento de geofísica que dai será transportado em moto-4 até ao cimo de Crater Lake.

Enquanto esperávamos que o Mário e o Horácio chegassem à base espanhola eu e o Gonçalo fomos colocando o mail em dia, bem como discutindo algumas questões da monitorização da geofísica e também de todo o trabalho que ainda temos para realizar nesta semana e meia em que o Gonçalo estará em Deception.

Assim, por volta das 13h00 quando chegaram o Mário e o Horácio, aproveitamos para almoçar, rapidamente, no módulo científico, da base espanhola, umas sandes e umas sopas pois às 14h00 o Hector e o Eduardo chegavam para nos ajudar a transportar o equipamento de geofísica para o topo de Crater Lake.

Logo ao princípio da tarde iniciámos em Crater Lake a instalação do equipamento de geofísica. O problema foi que após uma hora de trabalho começou a nevar muitíssimo e tivemos que começar a tentar terminar o que tínhamos iniciado. Assim, depois de instalados todos os eléctrodos, de conectados todos os cabos e de ancorado o suporte onde se colocarão os painéis solares decidimos descer para a base. Entretanto tinham passado cerca de 2 horas desde que tinha começado a nevar e estávamos claramente empapados. Eu e o Mário ainda fizemos uma paragem na base espanhola para nos aquecermos um pouco e tomar um chá, o Horácio seguiu de imediato para a base argentina, com o Ariel que, por acaso, estava na base espanhola já de saída. Quando chegámos à base argentina a paisagem tinha mudado completamente, tudo estava branco e as fotos ao final do dia (22h00) ficaram espectaculares.


Quando finalmente cheguei à base argentina fui de imediato para o banho. O problema é que entretanto começou a haver cortes de electricidade, e apesar de poder tomar banho com uma luz de emergência a pressão da água ia falhando uma vez que, tanto a pressão da água como o seu aquecimento são efectuados através de energia eléctrica. Por exemplo, o Martin que ia tomar banho de seguida esperou até à 1h00 da manhã para poder ir toma banho.

Acabámos por jantar com a luz do exterior, uma vez que aqui às 23h00 ainda é de dia. Desde que chegamos tem-se notado muitíssimo como os dias se estão a tornar mais curtos. Lembro‑me que quando chegámos há cerca de 2 semanas atrás até à 1h00 da manhã era mais ou menos dia e depois escurecia entre essa hora e as 2h30 quando começava novamente a clarear. Agora já se nota que por volta das 23h30 já começa a escurecer. Entretanto como o Daniel e o César (electricistas da base) foram conseguindo solucionar o problema, parcialmente, acabei por me ir deitar mas com o quarto gelado. É que nestas 4h00 que estivemos sem electricidade ou em que a íamos tendo pontualmente todas as divisões da base que têm aquecimento eléctrico foram arrefecendo. Nestas divisões incluem-se todos os quartos, as casas de banho, o laboratório e a carpintaria. Os únicos locais que são aquecidos por salamandras, alimentadas a madeira, são a sala de jantar e a sala de estar que estavam quentes e onde eu dizia que ia dormir caso não se soluciona-se a questão da electricidade!

Sem comentários:

Enviar um comentário