sábado, 7 de fevereiro de 2009

Saída do Canal Beagle

Que noite difícil para todos! Hoje quando acordei ainda estava o Canal de Beagle em Porto Foster e na praia junto ao heliporto continuavam as manobras de transferência de contentores da base para o barco. Esta noite mesmo os que nos fomos deitar por volta das 3h00 da manhã passámos uma péssima noite, pois durante toda a noite foram descendo marinheiros e investigadores do barco para visitar a base. A cada grupo que chegava o Ariel fazia uma visita guiada que inevitavelmente passava na porta dos nossos quartos. Eu pessoalmente acordei às 5h30, às 7h30 e às 10h30 e em todas essas vezes ouvi vozes pela casa. Às 11h00 decidi levantar-me e foi a altura correcta, pois cheguei mesmo a tempo para tirar mais umas fotos aos BAR que estavam de saída, depois de finalmente terminada toda a manobra de transferência de material que começou ontem às 00h00 e terminou hoje às 11h30.

Pelo que percebi os muchachos da base fizeram turnos e mais ao final da madrugada início da manhã só alguns ficaram na praia enquanto os outros aproveitaram para dormir 3 ou 4 horas. Nós como queríamos terminar hoje a geofísica no callado Irizar optámos por dormir um pouco mais de manhã e comer qualquer coisa rápida para às 13h15 estarmos a sair para o campo e só descermos quando tudo estivesse terminado.

Assim, depois de 6 horas de trabalho, com vento e muito nevoeiro, lá terminámos o perfil da geofísica que atravessou o sitio CALM-S do collado Irizar. Só teremos de voltar a este collado lá para dia 14 de Fevereiro para medir a espessura da camada activa em todos os nós do sitio CALM-S. Até lá estaremos a realizar geofísica noutros locais da ilha.