quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O pior e o melhor da Antárctida

Ontem antes de nos irmos deitar já tinha começado a nevar. Mas aqui muitas vezes neva à noite e depois passado algumas horas toda a neve desaparece rapidamente. Hoje foi totalmente distinto. Quando acordámos continuava a nevar muitíssimo e o manto branco de neve estava a crescer a olhos vistos. O vento que se fazia sentir era impressionante e por isso durante toda a manhã só saímos até à porta da base para tirar algumas fotografias e existiram alguns, mais corajosos, que foram para ao pé das bandeiras para que lhes tirássemos fotos. Para além disso, o resto da manhã foi passada no laboratório a preparar o nivómetro que colocaremos junto ao sensor de temperatura do ar e do solo que vamos montar aqui junto à base argentina e a tratar os dados dos últimos dias.


Depois de almoço, o tempo continuava igual e não haviam previsões de que melhorasse, o vento estava forte e continuava a nevar. Eu fui terminar de ver um filme que tinha começado a ver ontem durante a hora da siesta. Durante essa hora que faltava para terminar o filme, o tempo mudou rapidamente. De um vento e neve que davam visibilidade quase zero passámos a um dia de sol e luminosidade como ainda não tinha visto este ano. A paisagem estava espectacular! O contraste entre o branco e o azul do céu e do mar era lindo. Vejam a diferença entre esta foto e a anterior tiradas exactamente do mesmo sítio.


Passado meia hora estávamos todos na rua a aproveitar a neve e o sol e a ver se nos juntávamos para tirar a fotografia de campanha. Entre muitas correrias, fotos e bolas de neve lá tirámos a foto de campanha e divertimo-nos muitíssimo, pois havia lugares em que a neve chegava a ter mais do que 1 m de espessura e onde praticamente nos enterrávamos.


Depois de todo este momento de descontracção, porque a tarde já ia avançada e porque era impossível fazer geofísica com toda esta neve, optámos por preparar todo o material da geofísica para amanhã, bem como terminar o nivómetro que instalaremos amanhã junto à base argentina.

Depois de jantar parece que me tinha passado um camião por cima. Senti hoje pela primeira vez que o cansaço se está a acumular e que o corpo se está a começar a queixar. Depois de jantar sentei-me com eles a ver um filme e passado 1h00 de filme adormeci profundamente até que me chamaram 2 horas depois porque o filme tinha terminado e estava na hora de nos irmos deitar. Hasta mañana! Buenas noches!

Sem comentários:

Enviar um comentário