domingo, 22 de fevereiro de 2009

Mais uma despedida

Antes de mais um grande beijinho de PARABÉNS à minha comadre e grande amiga Belinha que hoje faz aninhos.

Desta vez acordámos cedo mas não para nos pormos a caminho. Foi altura de mais uma despedida! A Rosa e o António seguirão viagem de Puerto Natales para El Calafate, para irem visitar o Perito Moreno, e daí regressam a casa, a Espanha, lá para dia 25.

Assim, antes de eles saírem do Hostal eu e o Miguel levantámo-nos para nos despedirmos deles. Eu já conhecia o António da campanha passada, a Rosa conheci este ano, com os dois partilhei alguns momentos em Deception, mas foi sem duvida desde que saímos da ilha e até hoje que nos tornámos mais próximos. É sem dúvida com tristeza que vejo partir mais estes 2, ficando eu e o Miguel sozinhos. Somos cada vez menos!

Nos depois das despedidas voltamos para a cama. Acordámos às 9h30, tomámos pequeno-almoço e pusemo-nos a caminho. Regressaremos hoje a Punta Arenas onde nos reencontraremos com o Mário. Depois de comprarmos os bilhetes de autocarro e de almoçarmos às 14h00 pomo-nos a caminho. São 3h de viagem em que eu como sempre durmo profundamente. Definitivamente devo andar a fazer uma cura de sono. As pernas continuam a doer, o Miguel queixa-se dos joelhos e os dois parecemos os velhinhos a descer as escadas!

Quando chegámos a Punta Arenas, falamos com o Mário e enquanto ele terminava umas coisas no hotel eu e o Miguel fomos dar uma volta por Punta Arenas até ao miradouro antes de jantarmos. Como é Domingo por aqui quase não se vê vivalma e sem ser os turistas que fazem todos o mesmo percurso não há ninguém. Mesmo assim ainda conseguimos encontrar uma loja de Recuerdos aberta onde comprámos uns pinguins espectaculares.

No miradouro, como sempre, existe um totem com placas com as distâncias para diferentes cidades do mundo e não é que desta vez encontro uma com a distância a Lisboa. Estamos perto a 11826 km e a 4110 km do Pólo Sul.

Outra curiosidade sobre Punta Arenas é que o seu fundador foi Fernão de Magalhães e tudo nesta terra é alusivo ao Magalhães. A esta região chama-se Magallanica e da Antárctida Chilena, um conceito que pessoalmente detesto, uma vez que a Antárctida não é chilena é de todos! Para além disso a companhia de águas chama-se Águas Magallenicas, enfim o nosso Magalhães está por todos os lados. E como nã0o poderia deixar de ser aqui está ele em grande destaque na praça principal de Punta Arenas.

Depois deste pequeno passeio turístico por Punta Arenas foi altura de irmos jantar. Tínhamos combinado com o Mário encontrarmo-nos no restaurante La Luna. Um restaurante muito catita, cheio de colecções e artigos relacionados com a Lua. Mas melhor foi quando já estávamos sentados para começar a comer, ter entrado o Curro com a Irmã. O Curro é um montanheiro que esteve em Livingston, com quem o Miguel partilhou campanha e que nós conhecemos em Rei Jorge. Assim, acabámos por nos juntar os 5 a jantar e a recordar os momentos vividos na Antárctida todos partilhando o mesmo desejo de voltar no próximo ano.