quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Jantar de comemoração do Eduardo

Hoje pela manhã eu e o Mário fomos à base espanhola enviar e ver os mail´s que chegaram sobre o que fazer com a monitorização da geofísica. Finalmente parece que se chega a uma conclusão sobre o que fazer. Assim, eu e o Mário, subimos ao Crater Lake para de uma vez por todas fazer os últimos testes e ver se finalmente deixamos o equipamento a monitorizar. O problema é que após 5 minutos de estarmos no Crater Lake começou a nevar. Inicialmente era pouco e por isso não ligámos muito. Mas o problema é que 10 minutos depois começou a nevar muitíssimo e tanto o computador como eu estávamos a ficar cheios de neve. Assim, decidimos descer para a base espanhola e chamar por rádio à base argentina para que nos viessem buscar, estava gelada.

Quando chamámos à base o Ariel já estava a chegar e acabámos por ficar ali um pouco na conversa com o Fernando, o César, o Eduardo e a Júlia. Hoje o Eduardo, em comemoração da sua promoção a comandante, vai fazer um jantar na nossa base e por isso para além dos 16 que vivemos ali, hoje teremos mais 10 convidados para jantar. Entretanto 6ªfeira a Ana vai cozinhar raia na base espanhola e eu já disse que ia lá jantar!! J

Finalmente quando estávamos a sair da base espanhola vi um saco gigante de Sugus. De imediato veio-me à cabeça o meu Avô Morais que tinha sempre pacotes de Sugus em casa para quando lá íamos e quando podia comprava uns pacotes e ia levar-nos a casa.

De manhã eu e a Júlia, no módulo científico da base espanhola, começámos a falar da partida. Hoje estávamos as duas melancólicas e a aproveitar ao máximo estes últimos dias, pois sabemos que vamos sentir muito a falta desta gente e de tudo o que temos vivido por cá. Já sei, por experiência anterior, que os laços que se criam aqui são mais fortes do que muitos que temos há muitos anos em Portugal. O isolamento e o afastamento do mundo fazem com que todos os sentimentos aqui, quer sejam bons quer sejam maus, sejam vividos com muito mais intensidade e entrega do que os que estamos habituados a viver no dia-a-dia. E assim, enquanto deitávamos conversa fora e recordávamos as coisas que passámos este mês, demos por nós já de lágrimas nos olhos.

Durante a tarde como continuava a chover muitíssimo e pontualmente nevava acabámos por ficar na base a preparar a corda e as cruzes que vamos precisar para amanhã começarmos a medir a espessura da camada activa em Crater Lake e no Irizar, e também a colocar fotos em dia e a preparar as coisas para o regresso a casa.

Por volta das 18h00 chegou o Eduardo e a Júlia para começarem a cozinhar. Para o jantar teremos tortilha de batata e paella de frango. Às 21h00 chegaram os restantes 8 convidados - Rosa, Mariano, Mário, Andrés, Miguel, Pedro, Hector e Fernando. O jantar estava espectacular e, como sempre que temos estes convívios, o Pedro desafiou o Ernesto para uma partida de ping-pong mas desta vez apostando que quem perdesse rapava o cabelo ao outro. Esta aposta surge porque o Ernesto tem um cabelo enorme que nunca penteia e tanto aqui na base argentina como na espanhola está sempre a ser gozado. Com o apoio e entusiasmo de todos lá fomos ver a partida decisiva para o corte de cabelo do Ernesto. Infelizmente, e com grande tristeza de todos, o Ernesto ganhou e o Pedro saiu de cá com o cabelo rapado.



Depois que se foram os espanhóis nós ainda continuamos com a festa com uma nova e longa actuação do Brujo que para mim durou até às 2 da manhã, pois já estava a dormir em cima da mesa. A essa hora ainda resistiam 4 (César, Sérgio, Miguel Angél e Ariel) que conseguiram chegar até às 3h00 mas que depois também desistiram. Pois hoje se não fossemos nós a desistir o Brujo não parava… estava com as pilhas todas.

1 comentário:

  1. Olá Vanessa, desculpe a invasão, mas estava procurando um amigo de infância e nas referências de minha busca apareceu seu blog...Achei estranho a princípio, mas depois vi que você conhece um Ernesto e que justamente é muito parecido com meu amigo com o qual perdi contato aos 8 anos de idade. Se for ele, pelos meus cálculos, terá hoje 24 ou 25 anos de idade...enfim, se vc puder me ajudar a entrar em contato, te repasso depois meu e-mail. Obrigada, Lívia

    ResponderEliminar