domingo, 15 de fevereiro de 2009

A Despedida Final

Antes de mais dois grandes beijinhos de PARABÉNS, um ao meu grande amigo António Leal e outro para a minha amiga Joana Melo.

Depois da noite de ontem em que nos deitámos tardíssimo, hoje até nem acordei muito tarde. Eram 10h30 quando acordei com o rádio soando Las Palmas, Las Palmas, Las Palmas para Juan Carlos I. Menos mal se o Las Palmas está a chamar a Juan Carlos I quer dizer que ainda está em Livingston e que ainda demorará a chegar a Deception. Parece assim que se confirma a saída para amanhã. Contudo, ainda nós estávamos a tomar o pequeno-almoço quando o Fernando (chefe da base espanhola) chamou por rádio para comunicar que o Las Palmas chegaria a meio da tarde e que nos embarcariam hoje ao final da noite. Uma grande tristeza. Assim, sendo este será o ultimo dia na base.

Acabámos por almoçar qualquer coisa tardíssimo e depois de almoço e de uma siesta no sofá, o Ramón, o José e o Jorge foram levar todo o nosso equipamento à base espanhola. Desta forma, podemos passar o resto da tarde tranquilamente na base. Hoje jantaremos muito cedo, às 19h30 já estamos sentados uma vez que às 20h30 temos de estar na base espanhola. Depois do jantar e de um discurso do Ariel, toca-me a mim fazer um discurso de despedida. Assim, que começo a falar as lágrimas correm-me pela cara. A estes muchachos que são mais do que companheiros e amigos de base, que são como se fossem da minha família aqui deixo um grande beijo de homenagem e de agradecimento por todos os bons momentos que vivemos e por tornarem esta ilha e esta base tão especiais e inesquecíveis.

Depois dos discursos e da choradeira foi altura de eu e o Mário descermos a bandeira de Portugal que está em frente da base. Num momento solene e de muita emoção em que todos estão em formação vamos descendo a bandeira de Portugal. Seguidamente e com as lágrimas nos olhos entrego-a ao Ariel que está visivelmente emocionado e que se despede de mim nesse momento porque diz que não consegue ir despedir-se à praia. Os outros todos, juntamente connosco, vão seguindo para a base espanhola.

Quando chegamos à base espanhola ainda estão a jantar. Está um final de dia, inicio de noite espectacular, com pouco vento e quase sem frio. Assim, ficamos todos na rua a beber umas cervejas a deitar conversa à rua e a aproveitar estes últimos momentos que nos restam juntos. Não sei quando os voltarei a ver, espero que não seja daqui a muitos anos e que com as tecnologias possamos continuar em contacto.

Depois do jantar dos espanhóis foi altura das fotos do costume e também do início das despedidas. Para mim as mais emocionantes foram, na base espanhola, com o Jesus, o Eduardo, a Júlia, a Ana, o Miguel, o Carlos e o Juan. E na base argentina sem dúvida com o César, o Javier, o Victor, o Horácio e o Ernesto.

A saída das zodiac da praia foi feita com as lágrimas a escorrerem pela cara e com a visão de todos os que ficaram na praia a acenarem. Agora o Las Palmas espera por nós e nós esperamos não ter de passar muito tempo no Las Palmas.

Estivemos acordados, com muito esforço, até às 3h30 da manhã. Segundo o Gerardo (comandante do Las Palmas) passaríamos Fuelles de Neptuno e assim sairíamos da ilha de Deception às 2h00. Como é tradição para os que saem da ilha há que brindar com champanhe, na ponte, à saída das Fuelles para que possamos voltar no próximo ano. A verdade é que o ano passado brindei e este ano voltei! Assim sendo às 2h00 da manhã, eu, o Amós, o Bismarck, a Rosa e o António, depois de cabecearmos durante 2h00 no comedor dos investigadores, subimos à ponte. O silêncio neste momento é total, uma vez que a passagem das Fuelles é sempre um momento delicado, e nós respeitamos esse momento. O Gerardo entretanto abre o champagne que gentilmente nos cedeu, uma vez que com as pressas e o stress da despedida nos esquecemos de trazer da base. Como o silêncio na ponte contínua decidimos sair para fora. Faz um frio de rachar, quase não sinto a cara, mas a mistura de felicidade e tristeza por este brinde invadem‑nos de uma força extra que nos permite estar fora algum tempo enquanto passamos as Fuelles.

Depois da passagem das Fuelles voltamos ao comedor dos científicos e enviamos um mail ao Fernando (chefe da base espanhola) para que o distribua a todos na base espanhola e argentina, dizendo que são 2h50 e acabamos de brindar a saída dos Fuelles. Que já temos saudades deles e que jamais os esqueceremos.

Amanha se tudo correr bem estaremos na ilha de Rei Jorge, onde dia 17 de manhã sairá o nosso voo directo a Punta Arenas.